Quais e como são os tipos de medicamentos canábicos?

Hoje estão disponíveis no mercado diversos tipos de medicamentos à base de Fitocanabinoides.

Para entendermos as diferenças entre eles precisamos dividir a explicação em três partes.

A primeira diz respeitos à composição do medicamento, ou seja, os tipos de fitocanabinoides presentes.

A segunda parte é referente ao tipo de aplicação. Por fim, na terceira etapa iremos falar sobre algo importante, a concentração das substâncias.

Etapa 1 – Composição

Em um momento inicial, muitas pessoas ficam confusas quanto às informações sobre os medicamentos, principalmente quanto a nomenclatura utilizada pelos laboratórios.

Para simplificar essa visão, quando falamos sobre a composição dos produtos à base de Fitocanabinoides, é muito comum nos deparamos com os seguintes termos: Full-Spectrum, Broad-Spectrum e Isolado.

Vamos entender no detalhe cada um deles.

Como já explicado em tópicos acima (O que é Cannabis Medicinal?) a flor da Cannabis contém centenas de substâncias potencialmente benéficas para os seres humanos. Dentre essas substâncias estão os Fitocanabinoides e os Terpenos.

Full-Spectrum – Quando falamos dessa classe de medicamentos, estamos falando de um produto que tem em sua composição o maior número de substâncias possíveis encontradas na flor da Cannabis. Esses remédios vão conter praticamente todos os tipos de Fitocanabinoides (CBD, THC, CBG, CBD, entre outros) além de diversos Terpenos (Limoneno, Terpinoleno, Mirceno, Liananol, entre outros). Hoje em dia, esse é o tipo de medicamento mais prescrito pois entende-se que os efeitos de todas essas substâncias quando metabolizadas em conjunto oferecem um efeito benéfico adicional.

Broad-Spectrum – Essa classe de medicamentos é basicamente idêntica à anterior. Porém, diferente do que acontece com a linha Full, onde todas as substâncias estão presentes, aqui não há a presença do THC. O Broad-Spectrum, portanto, traz em sua composição todas as substâncias com a exceção do TetraHidrocanabidiol (THC).

Isolado – Uma das formas mais comuns de medicamentos à base de Fitocanabinoides são os produtos isolados. Conforme o nome já sugere, nessa classe de produtos estão presentes somente um tipo de substância encontrada na flor. Nesses casos a substância isolada em questão é o CBD. Apesar de os rótulos muitas vezes não descreverem “CBD Isolado”, quando o termo é usado sabe-se que nesse produto existe apenas CBD.

 

Etapa 2 – Aplicação

Quando falamos sobre tipo de aplicação, o contexto é mais simples. Os medicamentos à base de Fitocanabinoides tem muitas formas já exploradas atualmente pela indústria.

O tipo de aplicação mais comum são os óleos ou tinturas de uso oral. O uso de tinturas se tornou muito popular pela facilidade com que o paciente consegue administrar e alterar a dosagem quando orientado. Hoje (2022) no Brasil, 90% dos produtos comercializados são tinturas.

Outras formas tradicionais como cápsulas e comprimidos também estão disponíveis. No geral essa forma é recomendada quando o paciente apresenta alguma intolerância à ingestão das tinturas. Já as pomadas e cremes vêm ganhando muita força para o tratamento de dores articulares e musculares e são um dos formatos preferidos dos atletas. Produtos de uso tópico também são excelentes para doenças dermatológicas.

Além das formas tradicionais, o mercado vem apresentando diversas inovações como gummies, óleos para misturar com bebidas e até a flor bruta da Cannabis com baixíssima presença de CBD.

 

Etapa 3 – Concentração/Posologia –
Por que os valores dos medicamentos variam tanto?

NOTA: Fique tranquilo(a) quanto à dosagem diária pois aqui na NN Med nós lhe diremos exatamente o número de gotas que você precisa tomar já calculado com base no medicamento prescrito! Esse é apenas um texto informativo.

Quando falamos de comprimidos e capsulas, a informação sobre a concentração geralmente é mais clara, pois na própria embalagem vem informando qual é a quantidade de cada unidade (Exemplo: 1Cp = 25mg de CBD).

Sabe-se nesse caso que ao ingerir 1 comprimido estamos tomando 25mg de CBD.

Quando entramos nas tinturas isso é um pouco menos intuitivo, mas simples de se compreender. Para toda a tintura, é obrigatório vir na embalagem descrito qual é a concentração total dos Fitocanabinoides no produto. Isso significa que muitas vezes o paciente vai se deparar com números como 1500mg, 3000mg, 6000mg, 12000mg estampados no frasco.

Essa informação nos diz a quantidade total de Fitocanabinoides presentes naquele frasco.

O que torna a situação das tinturas menos trivial é o fato de que a volumetria dos frascos não é constante, ou seja, temos embalagens com 10ml, 30ml, 40ml, 60ml (sendo as de 30ml as mais comuns).

Para simplificar vamos usar como exemplo dois produtos com a mesma volumetria (A & B), ambos com 30ml. Na embalagem do produto A está descrito 1500mg, enquanto na embalagem do B está 3000mg.

Neste caso, por mais que quantidade líquida presente em ambos seja a mesma, 30ml, a concentração do produto B e maior do que o do A, pois nos mesmos 30ml, a presença de fitocanabinoides em B (3000mg) é o dobro da de A (1500mg).

Ou seja, cada gota do produto B vale duas gotas do A.

Essa informação é importante não apenas do ponto de vista posológico, mas também para se compreender a diferença de preços entre medicamentos. Remédios com a concentração maior, tendem a ser mais caros se comparados com os de menor concentração.

whats https://www.nnmed.com.br/wp-content/uploads/2022/05/logo-pequeno-nnmed.png21 99542-6382

*Não vendemos medicamentos. Nosso serviço médico contempla a consulta, prescrição e acompanhamento contínuo.

#nnmed
#nnmed

Juntos na jornada pela vida com mais saúde!

NN MED BRASIL LTDA | CannabisMedBrasil
(Marca Registrada – INPI)
CNPJ – 42.293.976/0001-40
contato@cannabismedbrasil.com
+55 21 99542-6382

A terapia com Fitocanabinoides é recomendada para pacientes que, após múltiplas tentativas com uso de medicamentos alopáticos tradicionais, não obtiveram sucesso no controle ou tratamento de sintomas relacionados à sua condição clínica!